Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casa do Pessoal Hospital Padre Américo

Bem vindo ao Clube HPA. Este é o novo espaço de partilha, elo de ligação e de divulgação das atividades e iniciativas desenvolvidas pela Casa de Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa.

Síntese ao relatório e contas referentes ao exercício de 2012

08.04.13 | clubehpa

Caro(a) Associado(a),

 

Após reunião do Conselho Fiscal, a fim de se pronunciar e posterior entrega do Parecer, a Direcção da Casa do Pessoal, aproveitando também este meio de divulgação e comunicação, dentro das limitações legais e estatutárias, disponibiliza ao associado uma síntese do Relatório e Contas referente ao ano de 2012, disponível na íntegra para consulta, junto dos Serviços Sociais do Pessoal.

 

ler ainda: Comunicação prévia aos associados sobre emissão e divulgação de contas e período de análise

 

RELATÓRIO & CONTAS | exercício 2012

 

1. Mensagem do Presidente da Direcção

2. Breve Apresentação

3. Órgãos Sociais

4. Organização e Competências

5. Sumário Executivo

6. Actividade Global do exercício 2012

    6.1 Opções Estratégicas

    6.2 Principais Acções e Investimentos

    6.3 Projecto de construção do “Espaço Polivalente”

7. Época gímnica do Clube HPA Gym

8. Análise Económica e Financeira

9. Proposta de Aplicação de Resultados

10. Desenvolvimento Estratégico e Actividades para o exercício 2013

11. Declaração de Gestão

12. Anexos

    12.1 Balanço

    12.2 Demonstração de Resultados

 

1. Mensagem do Presidente da Direcção

 

Traduzir em palavras a intensidade, a emoção e a alma que colocamos nos actos que praticamos, é tarefa difícil, pois fica-nos sempre a sensação que não dissemos tudo, que não utilizámos os termos mais adequados, ou que não escolhemos a melhor forma para comunicar o que pretendemos. 

O Relatório e Contas de Actividades desenvolvidas no exercício de 2012 na Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, não pretende apenas servir para dar cumprimento a uma formalidade legal e estatutária, mas antes ser um instrumento de análise qualitativa e quantitativa dos resultados alcançados, neste ciclo anual de gestão, permitindo em articulação com os associados, avaliar o cumprimento de tarefas delineadas. 

Há muito que uma das nossas prioridades tem sido a de levar a todos os associados os eventos organizados tentando, por essa via, aproximar a Associação dos seus membros. Nesse sentido, as reuniões magnas da Assembleia Geral constituem um elo de ligação entre os órgãos sociais e os associados, meio de debate e análise à realidade, anseios e desafios da Casa do Pessoal. 

Findas as primeiras três décadas da Casa do Pessoal, a apresentação do presente relatório pretende contextualizar junto do associado a actividade do último exercício, os eventos desenvolvidos, os progressos verificados e os resultados obtidos, projectando os próximos tempos e rumo desta nossa Casa, não obstante os obstáculos que todos sabemos termos enfrentar, caminhos de rigor, da qualidade e exigência - bases irreversíveis de crescimento e sustentabilidade da Casa do Pessoal. 

O acto de prestar contas constitui a nobre função estatutária de divulgação dos resultados de um exercício, merecendo a apreciação, interesse e votação dos elementos que dão “vida e saúde” à Associação - os associados. Para quem lidera com espírito de “sacrifício”, dedicação e no desempenho de uma causa na qual acredita, prestar contas deixa de ser um dever e obrigação, para se transformar em oportunidade de explicar aos interessados a forma como foram geridos os interesses da Casa do Pessoal.

 

Penafiel, 6 de Fevereiro de 2013

João Azeredo Lobo

 

2. Breve Apresentação

 

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, pessoa colectiva n.º 501 705 813, com sede no lugar de Tapadinho, freguesia de Guilhufe, concelho de Penafiel, é uma associação sem fins lucrativos, criada no âmbito dos seus associados com autonomia administrativa e financeira. 

Iniciou as suas actividades no Centro Hospitalar Vale do Sousa, englobando as unidades de Penafiel e Paredes, possuindo durante duas décadas a sede social nesta última. Com a edificação do novo hospital para a Comunidade Urbana do Tâmega e Sousa, actualmente desenvolve a actividade na Unidade Padre Américo, do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. 

De acordo com o Regulamento Interno aprovado (art. 4, Cap. I), a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, associação, tem por objectivos centrais o proporcionar aos seus associados benefício de ordem social, cultural e recreativa, entre outros a: 

i) Fomentar e manter laços de solidariedade entre os seus membros;

ii) Organizar a Festa de Natal destinada aos filhos dos seus associados;

iii) Promover a realização de conferências de interesse cultural, científico e técnico;

iv) Garantir o funcionamento do bar do pessoal, no âmbito para fornecimento de serviços de cafetaria aos associados;

v) Constituir meios necessários para assistência materno-infantil e pré-escolar aos filhos dos associados.

 

Os eventos realizados, em quantidade e qualidade, dignificam a associação e os seus membros associados, pelo que nos congratulamos pela participação destes, abrindo estes actos à comunidade hospitalar. 

Podem ser associados da Casa do Pessoal todos os colaboradores do CHTS, E.P.E. que estejam ou não na efectividade de serviço. São admitidos sob a forma de associados nas categorias de Efectivos, Mérito ou Honorários. 

É importante compreendemos, mesmo quando as coisas não correm como previamente as concebemos, que a actividade da Casa do Pessoal não acontece ao sabor da sorte, mas sim em função de metas e objectivos, bens comuns à comunidade associativa, considerando as dificuldades, os condicionalismos e as atitudes, respondendo de forma empenhada e construtiva, na busca incessante de novos valores.   

Nos termos estatutários, a Direcção da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, apresenta à Assembleia Geral o Relatório de Gestão & Contas referente ao exercício de 2012.

 

3. Órgãos Sociais

 

Em acto público de Tomada de Posse em 23 de Maio de 2011, os membros dos Órgãos Sociais da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, foram eleitos para o biénio 2011/2012:

 

Assembleia-Geral

Presidente: Joaquim Lindoro, Dr.

 

Direcção

Presidente: João Manuel Amorim de Azeredo Lobo, Dr.

 

Conselho Fiscal

Presidente: Maria Júlia F. Rodrigues

 

4. Organização e Competências

 

É nossa firme convicção que continuamos a dar os passos certos para uma maior envolvência com a comunidade associativa, na construção de uma consciência social importante no meio hospitalar e do seu inestimável papel na sustentação económica de continuidade nas actividades desenvolvidas e definição de projectos que se pretende envergar e tornar realidades próximas. 

Conforme aprovado em reunião de Direcção, por indicação do seu Presidente, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa encontra-se formada por núcleos de apoio à dinamização e à iniciativa, estabelecendo-se a composição dos principais Grupos de Trabalho, Serviços Sociais e coordenação do Clube HPA Gym, secção de ginástica.

 

4.1. Núcleos de apoio à dinamização e iniciativa

 

Núcleo da comunicação e divulgação aos associados

. Verónica Inês Sousa, José Manuel Teixeira e Zélia Martins Leal

 

Núcleo de actividades exteriores

. Alcina Ferreira Santos e António Martins Ribeiro

 

Núcleo de actividades desportivas

. José Manuel Teixeira, Lídia Rodrigues e Paulino Filipe Barbosa

 

Núcleo de actividades internas

. Ana Paula Branco, Simão Moutinho Carvalho e Maria Conceição Gonçalves

 

4.2. Principais Grupos de Trabalho

 

Concessão e Acompanhamento do Bar da Casa do Pessoal

. João Lobo (por inerência de funções) e Fernando Vieira da Rocha

 

Edificação e Construção da Sede Social

. João Lobo (por inerência de funções) e Ana Paula Branco

 

Festa de Natal da Casa do Pessoal

. João Lobo (por inerência de funções), Fernando Vieira da Rocha, Alcina Ferreira Santos e António Martins Ribeiro

 

Acompanhamento Financeiro e Gestão de Tesouraria

. João Lobo (por inerência de funções), Fernando Vieira Rocha e Martins Ribeiro

 

Inscrição de Associados

. João Lobo (por inerência de funções), Fernando Vieira da Rocha, José António Ribeiro

 

Acompanhamento Clube HPA Gym

. João Lobo (por inerência de funções), Paula Oliveira (Coordenadora) e Martins Ribeiro

 

Ceia de Natal dos colaboradores do CHTS

. João Lobo (por inerência de funções), Verónica Inês Sousa e António Martins Ribeiro

 

Revisão de Estatutos

. João Lobo (por inerência de funções) e Joaquim Lindoro (Presidente da Mesa AG)

 

4.3. Serviços Sociais do Pessoal

 

Os Serviços Sociais do Pessoal têm instalações sociais no piso n.º 2 da Unidade Hospitalar Padre Américo e comportam a tesouraria e gestão/organização dos espaços afectos ao gabinete de apoio ao pessoal, sala de exposições e bar da Casa do Pessoal, composto por: 

. João Azeredo Lobo, Dr. (por inerência), António Martins Ribeiro (Secretariado) e D.ª Rosa Reis

 

4.4. Clube HPA Gym

 

Desenvolvendo a prática de ginástica rítmica e de competição, o Clube HPA Gym dispõe de condições de treino e equipamentos adquiridos na Nave inferior do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, instalações sob arrendamento temporário e protocolo celebrado com a Penafiel Activa, E.M.

Clube federado n.º 341 da Federação Portuguesa de Ginástica, o Clube HPA Gym dirige a sua actividade a diversas classes e escalões etários proporcionando a prática da modalidade na região, participando em saraus rítmicos, demonstrações nas escolas, caminhadas de sensibilização, encontros e torneios de âmbito regional e nacional.

Actualmente é a formação detentora do título de bicampeã Nacional da 2ª Divisão (épocas 2010/2011 e 2011/2012).

 

Coordenação técnica e desportiva

. Paula Oliveira, Professora 

 

5. Sumário Executivo

 

Durante o exercício de 2012, findas as comemorações das três primeiras décadas da Casa do Pessoal, levaram-se a efeito inúmeras actividades e iniciativas dirigidas ao universo associado e livre acesso à comunidade associativa e hospitalar. 

Permitindo o contacto com as artes e a procura na concretização de actividades culturais permanentes, o espaço “Galeria” acolheu o espólio de “obras de arte” da Casa do Pessoal, o concurso “Materiais Recicláveis” e as exposições de artesanato, pintura e esculturas dinamizadas por profissionais, artistas amadores e pintores da nossa comunidade hospitalar. 

A habitual mostra de Doces e Compotas, expositores das “obras de arte” confeccionadas pelas “mãos de fada” de alguns dos colaboradores do CHTS, EPE, deslumbra a curiosidade e admiração do visitante, deliciando-se com a doçaria da região, sempre atractiva e convidativa, seja pelo meio associativo ou institucional.

À semelhança de anteriores edições, as mostras da Páscoa e de Natal, possibilitando a aquisição atempada de uma prenda ou simples lembrança. Por seu turno, a mostra celebrativa ao “Dia dos Namorados” e “Tartes” constituíram o surgimento de novas e agradáveis iniciativas. 

Na vertente desportiva, o Parque de Feiras e Exposições de Penafiel “acolheu” o Clube HPA Gym, numa época desportiva de ginástica notável com a participação em diversos encontros e torneios de âmbito regional e nacional, com destaque para os “Gimno Júnior”, “Encontro Nacional de Infantis” e “Campeonato Nacional”. Dignificando a Casa do Pessoal, entre clubes que se notabilizaram no meio desportivo, as atletas e professores conquistaram o nosso segundo título nacional. 

A realização de actividades no exterior possibilitou o estabelecimento de várias parcerias com organizações e entidades, “pontes de contacto” para a programação de novos e atractivos eventos dirigidos aos associados da Casa do Pessoal. 

Em co-organização com o Conselho de Administração, à Ceia de Natal dos colaboradores do CHTS, EPE registaram-se 510 inscrições, lotação esgotada na Quinta da Lavandeira, em Mouriz (Paredes). A inscrição pressupôs, a exemplo dos últimos anos, a contribuição simbólica de 5 euros. 

Desejada pela “pequenada” e acompanhada pelos seus familiares, a “Festa de Natal” reuniu a “família”, permitindo o convívio e um programa adaptado à época festiva. Muito elogiada pela qualidade e condições proporcionadas, foram distribuídas 427 prendas aos filhos de associados, um número digno dos melhores registos.

 

6. Actividade Global em 2012

 

6.1 Opções Estratégicas

 

Durante o exercício , as opções estratégicas focaram-se em três vértices: actividade, projecto de edificação do “Espaço Polivalente” e coesão do associativismo. 

O primeiro vértice constituiu a substância que se pretende da acção a desenvolver. Numa lógica simples: melhorar e reforçar as actividades, conferindo-lhes um significado de regularidade.

No segundo vértice, assumiu-se o compromisso de desenvolver sinergias para a edificação da sede social, suporte às actuais actividades e objectivo para a persuasão de novas valências no “Espaço Polivalente”.

Por fim, e não menos importante - a coesão do associativismo, na nossa Associação. Não descurando as dificuldades na gestão dos tempos livres, continua a merecer reflexão e procura constante de parcerias internas e externas ao meio hospitalar.

 

6.2 Principais Acções e Investimentos

 

Entre as acções e investimentos decorrentes do ano de 2012, mereceram referência como momentos de aproximação entre os associados e a comunidade:

 

Janeiro 

. Análise sobre projecto de construção

Em reunião de direcção, foi apresentado e analisado a versão final do projecto de arquitectura da sede social da Casa do Pessoal, conjugando as infra-estruturas necessárias às actuais actividades e ao desenvolvimento das novas valências já identificadas (berçário; creche, cozinha e refeitório, serviços sociais do pessoal, área de exposições, área de acolhimento temporário a familiares de utentes e área polivalente/desportivo exterior). 

 

. Análise à tabela de preços praticados no Bar da Casa do Pessoal

Considerando a actualização vigente das taxas de IVA aplicadas às actividades de cafetaria/restauração, assumido o compromisso pela concessionária (Sidónia Reis) na manutenção dos actuais postos de trabalho, qualidade dos produtos e serviço praticado, atendeu a direcção aceitar a nova tabela de preços, discriminatória entre associado e não associado.

 

. Participação no 1º passeio BTT

Sob organização dos BTTenros, formação de promoção ao btt na freguesia de Boelhe, em Penafiel, um grupo de associados representou o Clube HPA no evento, realizado em 15 de Janeiro. Por trilhos da encosta e albufeira do Tâmega, participaram 322 bttistas.

 

Fevereiro 

. Mostra “Dia dos Namorados”

O núcleo de Actividades Internas da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa organizou, de6 a10 de Fevereiro, a 1ª edição da mostra comemorativa do "Dia dos Namorados". 

 

. Torneio de Futsal

O núcleo de Desporto da Casa do Pessoal pretendeu organizar uma nova edição do torneio de futsal, evento desportivo planeado para o Pavilhão da Escola Secundária Joaquim Araújo, em Guilhufe. O período para inscrições decorreu entre 13 e 29 de Fevereiro, no entanto, o evento foi cancelado por não se registar o número mínimo de formações.

 

Março

. “todos a andar”

Sob organização da Liga Portuguesa Contra o Cancro, decorreu em 4 de Março, uma nova edição da caminhada solidária “todos a andar”. Apesar das adversas condições meteorológicas, um grupo de associados representou o Clube HPA no evento, realizado no centro histórico de Penafiel.

 

. Exposição colectiva de pintura

Intitulada de “O Saboroso Descuido da Arte”, decorreu no espaço da Casa do Pessoal, entre 5 e 15 de Março, a exposição colectiva de pintura pela Galeria “Pedra d’Água - espaçodarte”. Por entre as obras patentes, puderam ser observados trabalhos dos artistas pintores Noronha da Costa, Júlio Resende, Cargaleiro, Paula Rego, José Rodrigues, Sofia Areal, Xichorro ou José de Guimarães. 

 

. Assembleia Magna

Nos termos estatutários e de acordo com o Regulamento Interno, o Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral convocou todos os associados, reunindo em Assembleia Geral Ordinária no dia 29 de Março, para apreciação e votação das contas relativas ao exercício do ano 2011 e análise de outros assuntos de interesse para a associação como a construção do edifício para a nova sede social.

 

. Caminhada em Soalhães

De relevante interesse cultural, histórico, paisagístico e pedagógico, decorreu sob organização do núcleo de Actividades Externas da Casa do Pessoal, no dia 17 de Março uma caminhada em Soalhães como uma extensão aproximada de 15 km. Por deslumbrantes paisagens, os moinhos e aromas de Santiago constituíram uma motivação maior para todos os participantes, finalizada com um almoço/convívio, servido na Tasquinha do Fumo.

  

Abril 

. Aniversário

De forma a assinalar o 31º aniversário da Casa do Pessoal, o núcleo de Actividades Internas dinamizou uma exposição de escultura com a artista Cláudia Rocha. Esta mostra encontrou-se patente à comunidade hospitalar, de 13 a 20 de Abril. 

 

. Visita a Melgaço

O núcleo de Actividades Externas da Casa do Pessoal organizou, no dia 28 de Abril, uma jornada de desportos radicais, programada para o Centro de Estágios de Melgaço. Rafting e caminhada foram alguns dos desafios propostos com o apoio da Associação Melgaço Radical. A visita ao centro histórico de Melgaço ficou completa com a prova de vinhos na festa do fumeiro e do Alvarinho.

 

Maio 

. Reformulação do espaço de apoio ao bar da Casa do Pessoal

Por motivo de deterioração e desgaste de materiais e adaptação ao cumprimento de normas de higiene e segurança, entre 11 e 12 de Maio, com o apoio técnico do SIE, procedeu-se à reformulação do espaço de apoio interior das instalações do bar da Casa do Pessoal. Entre a sua substituição por novos equipamentos (bancas, torneiras, exaustor ou protecções metálicas na cozinha), este investimento visou a melhoria das condições de trabalho prestado pelas funcionárias, reforçando as estruturas de apoio ao bar da Casa do Pessoal indispensáveis ao atendimento à comunidade associativa. 

 

. Exposição “Caixinhas de Sonhos”

Intitulada “Caixinhas de Sonhos”, esta nova exposição esteve patente à comunidade hospitalar, entre 21 e 25 de Maio. Da autoria de Vera Cartaxo, por entre as inúmeras peças sobressaíram as de guarda-jóias e de bijutaria. 

 

Junho 

. Clube HPA.Gym vence Campeonato Distrital de Escalões

Sob a organização da Associação de Ginástica do Norte, o Clube HPA Gym conquistou o Campeonato Distrital de Escalões - II Divisão - Seniores. A prova decorreu no dia 10 de Junho, no Complexo Municipal de Ginástica, na Maia. 

 

. Festa da Cereja

No âmbito da actividade de promoção do associativismo e convívio entre os membros associados e familiares, a Casa do Pessoal organizou no dia 9 de Junho, uma visita Alfândega da Fé e à sua Festa da Cereja. A sua cor chama a atenção, o sabor cativa-nos e, quando damos por nós, já ultrapassámos a dúzia. Esta actividade visou o convívio entre gerações e a divulgação das potencialidades económicas, culturais, sociais e turísticas da região, nesta altura, pela vila transmontana ficando a conhecer melhor a simpatia das suas gentes, a beleza das suas paisagens e a riqueza da sua gastronomia e produtos locais.

 

. Bicampeã Nacional de Ginástica Artística

As atletas do Clube HPA.Gym, secção de ginástica da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa sagraram-se bicampeãs nacionais de Ginástica Artística Feminina (GAF) - II Divisão - Seniores. A competição sob a alçada da Federação de Ginástica de Portugal realizou-se nos dias 16 e 17 de Junho, no Centro de Alto Rendimento de Anadia - Sangalhos.

 

. Exposição "Criar e remodelar"

Intitulada "Criar e remodelar", esta exposição de artigos foi patente à comunidade, entre os dias 25 e 29 de Junho, sob organização do núcleo de Actividades Internas da Casa do Pessoal.

 

Julho 

. Protocolo de cooperação com Banco Espírito Santo

Além dos benefícios a conceder aos associados, colaboradores ou outros agentes encaminhados, o presente protocolo estabeleceu incentivos à Casa do Pessoal, conforme gestão quotidiana e regulada por tipo de produto proveniente de novos clientes BES angariados. Por acordo entre ambas as partes, todos os incentivos contabilizados no final do presente protocolo destinam-se por exclusivo à construção/recheio da Sede Social da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa.

 

. Apresentação de voto de louvor

Em reunião da Câmara Municipal de Penafiel foi aprovado, por unanimidade, apresentar um voto de louvor às atletas da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, pelo facto de terem alcançado o título de Bicampeãs Nacionais de Ginástica Artística Feminina da Segunda Divisão.

 

Agosto 

. Recolha de manuais escolares

Apresentado como uma iniciativa de âmbito nacional, o projecto do Banco do Livro Escolar tem sido desenvolvido localmente por inúmeras entidades, juntas de freguesia ou associações de pais, satisfazendo diversos pedidos de manuais por famílias carenciadas. A Penafiel Solidário - Associação de Solidariedade Social associou-se à Casa do Pessoal visando nesta campanha apoiar a troca de manuais escolares junto de associados e colaboradores que manifestaram ajuda.

 

Setembro 

. "Mostra e prova" de tartes

Na comunidade associativa encontramos quem confecciona arte e nos deliciam com a sua doçaria regional, sabores genuínos, intrinsecamente ligados à tradição e aos produtos da terra. O núcleo de Actividades Internas da Casa do Pessoal promoveu, durante os dias 24, 25 e 26 de Setembro, a realização de um evento onde se reuniram e apreciaram, em prova, várias tartes.

 

. Mostra de doces e compotas

A semana mais doce regressou entre 24 e 28 de Setembro com os doces conventuais, as compotas caseiras preparadas por associadas, o mel do apicultor regional, entre outras agradáveis delícias.

 

. Reciclagem de Radiografias

A Fundação de Assistência Médica Internacional (AMI) recolhe anualmente radiografias que recicla para uma dupla boa acção: ajudar quem precisa com o dinheiro obtido com a prata recolhida das radiografias e reciclar um material que, se atirado para o lixo, pode ser poluente. A comunidade associativa pode entregar radiografias na Casa do Pessoal, disponibilizando-se nas instalações um ponto de recolha para posterior remessa à farmácia hospitalar CHTS.

 

Outubro

. Concurso “Materiais Recicláveis”

Demonstrando que também pode existir criatividade na arte da reciclagem, diversos autores inscreveram as suas peças no 2º concurso de “Materiais Recicláveis”, sob a orientação do núcleo de actividades internas da Casa do Pessoal. A exposição de trabalhos realizou-se entre 25 e 29 de Outubro, tendo os visitantes apurando os premiados nas categorias de utilidade, decoração e moda.

 

Novembro 

. Exposição de utilidades

A Casa do Pessoal acolheu, entre 5 e 8 de Novembro, a exposição de utilidades da autoria de Alexandrina André.

 

. Palestra organizada pelo Clube HPA Gym

No dia 16 de Novembro, o Clube HPA Gym dirigiu um encontro a pais, familiares, amigos e atletas no Auditório do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Do programa constou a abordagem “à participação dos pais como suporte essencial do sucesso desportivo dos filhos”, tendo como palestrante Artur Romão Pereira (Mestrado em Ciências do Desporto, na sua acção como treinador obteve vários títulos nacionais e internacionais, com presença de atleta nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996). No final foram apresentadas as normas, regulamentos e plano de actividades da secção de ginástica. Inerente às conclusões do encontro, o Clube HPA Gym promoveu a formação de uma classe de ginástica para adultos. As sessões decorreram entre 4 de Dezembro e 27 de Janeiro do corrente ano.

 

. Mostra de Salgadinhos

O núcleo de Actividades Internas da Casa do Pessoal promoveu, nos dias 26 e 27 de Novembro, a realização de uma mostra gastronómica relacionada com salgadinhos. Pretendendo o envolvimento e a participação da comunidade, a iniciativa foi aberta a toda a comunidade interessada em participar. No final da mostra foi entregue uma pequena lembrança aos premiados com o maior número de gostos.

 

Dezembro    

. Mostra de Natal

Começa o Advento, surge então uma nova edição da “Mostra de Natal”. Com a participação de diversos expositores, entre 3 e 7 de Dezembro, a mostra possibilitou à comunidade recolher prendas ou uma lembrança de outrora ou simplesmente apreciar os trabalhos expostos.

 

. Concurso de decorações de Natal

Numa lógica de envolver a comunidade hospitalar no espírito da quadra natalícia que se aproxima, a Casa do Pessoal e o Centro Hospital do Tâmega e Sousa promoveram uma nova edição do concurso de decorações de Natal, intitulado "Vamos decorar o hospital!"

 

. Ceia de Natal

Na noite de 14 de Dezembro, em colaboração com o Conselho de Administração do CHTS, E.P.E., decorreu a Ceia de Natal do Pessoal, com a participação de 520 colaboradores. Às categorias “Melhor árvore de Natal”, “Melhor Presépio” e “Melhor Decoração de Natal”, os serviços participantes no concurso de decorações de Natal habilitaram-se a serem seleccionados pelo júri com a atribuição de uma simbólica lembrança… mas repleta de sabores tradicionais, no decorrer da Ceia de Natal.

 

. Festa de Natal

Tradição, aguardada com ansiedade e expectativa, a Festa de Natal dirigida aos filhos, associados e comunidade da Casa do Pessoal decorreu na tarde de 15 de Dezembro. Com um brilhante e alusivo programa, a festa decorreu no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel e prolongou-se em ambiente e espírito natalício, com algumas surpresas, divertimentos e acima de tudo... alegria.

 

. Em rede

Acresce as inúmeras referências, propostas ou sugestões publicadas no blog “Clube HPAin http://clubehpa.blogs.sapo.pt.

Através da internet, este espaço de partilha e divulgação de conteúdos da Casa de Pessoal, aberto em 2009, pretendeu criar um elo de ligação entre associados e a comunidade hospitalar. Em 2013, a Casa do Pessoal pretende complementar a sua presença nas redes sociais e pela disponibilização de uma página Web oficial, elaborada e actualizada ao abrigo de um protocolo de cooperação com a companhia de seguros “Liberty” - parceira oficial no Clube HPA Gym.

 

Recursos Humanos

Conforme recomendação em Assembleia Geral, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa celebrou, em Maio de 2011, um contrato de trabalho com termo por tempo indeterminado com o funcionário António Martins Ribeiro.

  

Associativismo

Em 31 de Dezembro último, encontravam-se inscritos 706 associados pagantes sob valor de quotização em € 1,50. No exercício acumulam € 12.708,00 de receita para a Associação.

  

Protocolos

Às empresas e entidades que nos honraram com a sua dedicação, nomeadamente a Sidónia Reis, Nestlé, PT/MEO, Penafiel Activa, E.M., BES e a Habitâmega, agradecemos a confiança depositada, que constituiu importante incentivo e compensação pelos esforços empreendidos por quantos trabalham para a Associação.

 

Agradecimentos

Ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E., o agradecimento e reconhecimento como parceiro fundamental na vida da Associação.

 

Aos elementos do secretariado dos Serviços, Sr. Martins Ribeiro e D.ª Maria Rosa Reis e demais que ao longo do exercício colaboraram na preparação das diversas actividades, com o objectivo de garantir mais e melhor condições, apresentamos os nossos agradecimentos.

 

6.3 Construção do “Espaço Polivalente”

 

6.3.1 Análise e revisão do projecto

 

Em sede de direcção, foi apresentado e analisado o projecto de arquitectura da sede social da Casa do Pessoal, conjugando as infra-estruturas necessárias às actuais actividades e ao desenvolvimento das novas valências: berçário; creche; cozinha e refeitório; serviços sociais do pessoal; área de exposições. 

Independentemente da forma, ou da dimensão dos factos, envolto de “avanços” e “recuos”, num esforço suplementar, o projecto foi posteriormente revisto, possibilitando a adaptação de uma nova área de acolhimento temporário a familiares de utentes, valência apoiada pela Liga dos Amigos e Conselho de Administração. 

De forma a respeitar a área de implementação prevista, ambos intervenientes ao projecto, incluindo a direcção da Casa do Pessoal, convergiu-se pela diminuição da área polivalente de modo a possibilitar a inclusão deste novo espaço e área desportiva exterior. 

Temos consciência que o nosso objectivo não tem merecido a aceitação de toda a comunidade - atenda-se à morosidade de decisões superiores, autorizações e evolução do processo - acontecimentos e acções integrados num conjunto de factos e situações concebidas que têm colocado em causa o projecto e decisões finais, as quais temos que aceitar e respeitar. 

No cômputo geral, é evidente que os contextos difíceis que atravessamos têm reflexos na vida da nossa instituição e, consequentemente, cabe ao poder de decisão atender às demais razões, critérios e necessidades que, naturalmente devem subsistir. Embora consciente das dificuldades, da nossa parte, enquanto responsáveis pela Casa do Pessoal, humildemente reconhece-se que um projecto desta envergadura será tanto mais significativo quanto maior a envolvência e sua utilidade na comunidade.

 

6.3.2 Enquadramento

 

O Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa definiu a concessão do parque de estacionamento pela necessidade de proporcionar maior segurança e de disciplinar a sua utilização, assegurado o estacionamento gratuito para funcionários e para utentes das urgências. 

Conforme proposta ao contrato de procedimento, que prevê a ampliação, concepção, execução e exploração do parque de estacionamento da Unidade Hospitalar Padre Américo, apresentada em Conselho de Administração, a infra-estrutura desejada encontra-se na área de implementação, perfeitamente enquadrada com o novo parque, tendo acesso pela entrada secundária. 

A concessão tem como contrapartida a construção de um edifício de apoio ao hospital, cuja finalidade será servir a comunidade, nomeadamente com a criação de estruturas de apoio aos familiares de utentes em internamento prolongado e que residam em concelhos distantes ou outro tipo de necessidades que venham a verificar-se, envolvendo a acção e actividade dinamizada no meio.

 

6.3.3 Valências identificadas

 

Conforme projecto de arquitectura apresentado, a Casa do Pessoal ficaria dividida por quatro áreas:

. uma área administrativa e de exposições;

. uma segunda área que possibilitará a inclusão de berçário e creche;

. cozinha e refeitórios e;

. uma área polivalente que inclui um espaço desportivo exterior.

 

No piso superior, funcionaria a estrutura de apoio a familiares de utentes em internamento prolongado. 

Redobramos o manifesto e apoio a estas valências sociais. É pois nossa determinação acompanhar o processo, confiantes numa solução que delibere pela construção deste novo espaço polivalente, de relevo interesse para a comunidade e actividades futuras.

 

7. Época gímnica do Clube HPA Gym

 

A secção de Ginástica da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa iniciou a sua época gímnica no dia 1 de Setembro de 2011, com o intuito de aferir a coordenação do clube com as estratégias da Direcção para um bom funcionamento e auto-suficiência económica da secção, alterações ao regulamento interno da mesma e, elaboração das programações e metas para os atletas de Ginástica Artística pré-inscritos da época transacta, bem como as propostas para eventuais novas inscrições. 

Sendo que o Clube HPA Gym não possui instalações próprias, a prática gímnica iniciou-se na segunda semana de Setembro, no ginásio das instalações desportivas da Escola Secundária de Penafiel, gentilmente cedidas pelo Director dessa instituição, até à segunda semana de Outubro, altura em que as instalações do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel ficaram desocupadas, celebrado protocolo de colaboração entre a Casa do Pessoal e a Penafiel Activa e permitido, novamente, a montagem de todo o equipamento gímnico. 

Neste momento, para além de colchões para o revestimento do chão de todos os aparelhos e de um fosso, o único aparelho que o clube não dispõe é o praticável de solo, aparelho com uma dimensão de 14x14 metros que, quer pelo seu tamanho, quer pelo seu preço exorbitante, ainda não foi possível adquirir. 

Ao longo de toda esta época gímnica, o clube tentou participar em todos os eventos e provas para os quais se pode inscrever ou fora convidado.

Com o princípio de criar o maior número de vivências a todos os 42 inscritos, como trabalho de base e método de selecção, tendo em vista o escalonamento das diversas classes, foi seguida a política desportiva de inclusão para adesões de atletas à modalidade, tornando-a numa prática salutar, quer a nível da convivência, quer a nível de melhoramento das suas aptidões físicas.

 

7.1 Actividades

 

Constam como actividades do Clube HPA Gym:

. dinamização da sessão de ginástica da Casa do Pessoal;

. promoção da prática gímnica junto das comunidades educativas da região;

. inscrição de atletas em exames do programa Play GYM®;

. participação em provas gímnicas federativas, torneios ou demonstrações;

. participação em iniciativas promovidas pela Casa do Pessoal ou organizadas pelo meio hospitalar (caminhada pelo controle da diabetes, festa de Natal, outras);

. apresentação anual de um relatório e contas da secção.

  

7.2 Propostas para a época gímnica 2012/2013

 

As épocas gímnicas findas, de memoráveis conquistas para o Clube HPA Gym, acrescentaram novas responsabilidades e desafios, configurando uma exigência permanente e rigor na gestão de recursos.

Congregando esforços na divulgação e promoção da modalidade na região, a sessão tem como propósitos os seguintes:

. apresentação do Clube HPA Gym  junto dos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo;

. elaboração de uma proposta de parceria com a Câmara Municipal de Penafiel, através das Actividades Extra-Curriculares (AEC) da área de Educação Física e das programações das Expressões Físico Motoras do Pré-Escolar, proporcionando sessões de formação gímnica;

. desenvolvimento de parceria com autarquias ou escolas da região visando a cedência de um pavilhão gimnodesportivo para local de treino, formação e ginásio do Clube HPA Gym;

. criação de uma nova estrutura da secção com classe de formação mistas, apoiadas na filosofia do Play GYM® e classes de competição divididas em masculinos e femininos.

 

7.3 Resultados (época gímnica compreendida no período 1 Ago.2011 a 31 de Jul. 2012)

 

Na base dos anteriores exercícios, a sessão encontra-se auto-financiada, destacando-se como rendimentos as receitas provenientes das mensalidades dos atletas.

 

Rendimentos e Ganhos

 

 

Época 11/12 (€)

Época 10/11 (€)

Variação

Mensalidades de atletas

9.425,00

8.750,00

7,7%

 

Gastos e Perdas

 

 

Época 11/12 (€)

Época 10/11 (€)

Variação

Renda do pavilhão à “Penafiel Activa, EM.”

595,00

770,00

-22,7%

Expediente, ofícios e similares

942,50

875,00

7,7%

Haste para estandarte

-

76,28

-

Inscrições em provas

435,50

318,50

36,7%

Fichas Exames Médicos

30,00

-

-

Aquisição de materiais e similares

191,32

161,28

18,6%

Deslocações

-

39,20

-

Arrumos

85,00

70,00

21,4%

Trein./Aquis. Equipamentos, artigos e manutenção

5.468,68

5.739,74

-4,7%

Devolução: adiantam. concedido (pré-época)

1.677,00

700,00

-

 

É, pois, nossa convicção que estamos perante bons resultados e, nessa expectativa, expressamos o compromisso por desenvolver e reforçar o apoio à sessão, felicitando todos os intervenientes pela dedicação e feitos alcançados.  

 

8. Análise Económica e Financeira

 

O exercício de detalhar a actividade da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa comporta particularmente na descrição de contas referentes aos actos ou acções previamente programadas e levadas a cabo perante os associados e a comunidade.

Não descurando sob a capacidade de reajustamento de algumas actividades à realidade, humildemente, reconhecemos que não se conseguiu prever com rigor a gestão e uso do tempo que cada associado congrega à associação, não obstante da dificuldade de implementação de algumas iniciativas que forçosamente foram canceladas por insuficiência de inscrições.

A análise e planeamento de projectos, como a edificação da sede da Casa do Pessoal, primam por decisões sustentadas aos actuais e rigorosos desafios económico-financeiros, com contingências bem mais acentuadas em períodos de crise e turbulência.

 

8.1 Rendimentos e Ganhos

 

Constituem receitas da Associação:

i) O produto das cotas e jóias suportadas pelos membros associados;

ii) Os resultados da cedência de exploração do “Bar da Casa do Pessoal”;

iii) Donativos;

iv) Juros das importâncias depositadas nas instituições bancárias;

v) Outros resultados levados a efeito por sua iniciativa (mensalidades dos elementos inscritos no Clube HPA Gym ou por cedência de instalações para a realização de eventos). 

Como pode o associado(a) verificar, a actividade da Associação, na base dos anteriores exercícios, encontra-se auto-financiada, destacando-se como rendimentos e ganhos as receitas provenientes da cedência de exploração do “Bar da Casa do Pessoal”, sujeito a concessão sob concurso, as mensalidades de atletas do núcleo de ginástica e as quotizações dos membros associados.

 

8.2 Gastos e Perdas

 

Inerentes ao desenvolvimento da actividade da Associação, na base dos anteriores exercícios, destacam-se como gastos as seguintes rubricas:

i) Fornecimentos e serviços externos;

ii) Gastos com o pessoal;

iii) Outros gastos e perdas com serviços, sobretudo no decorrer da realização da festa de Natal das crianças e ceia para os colaboradores do CHTS, E.P.E.

 

8.2.1 Fornecimento e Serviços Externos

 

A rubrica Fornecimentos e Serviços Externos registou um total de 29.970,26 euros, desvio de 4.410,19 euros (-12,8%) face ao exercício de 2011. 

Este desvio justifica-se, conforme anteriormente descrito, pela diminuição nas necessidades de conservação e reparação (no entanto associado à rubrica Perdas por imparidade), homenagem às atletas do núcleo de ginástica, distribuição de prendas às crianças e trabalhos especializados inerente ao espectáculo de variedades na Festa de Natal.

 

8.2.2 Gastos com o pessoal

 

Decorrente da celebração de um contrato individual de trabalho, desde Junho de 2011, surge tratada a rubrica Gastos com o pessoal, deriva das renumerações e encargos suportados.

 

Descrição da rubrica “Gastos com o pessoal”

 

 

Ano 2012 (€)

Ano 2011 (€)

Variação

63211. Salários

3.780,00

a) 2.053,29

-

63212. Subsídio de Natal

315,00

a) 131,25

-

63213. Subsídio de Férias

315,00

-

-

6322. Subsídio de Alimentação

1.041,88

a) 448,35

-

a) Valor contabilizado entre Agosto e Dezembro de 2011

 

8.2.3 Autonomia financeira

 

Do confronto dos rendimentos e gastos analisados, obtém-se um resultado positivo de 31.496,19 euros.

Face à conjuntura actual, os últimos anos foram obviamente difíceis. O exercício 2012 não foi excepção. No entanto, numa vertente economicista, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa tem apresentado bons resultados, consolidando as actividades, suas ambições e projectos futuros - complexa missão de realizar os objectivos pretendidos, atenta à realidade actual.

A verdade, porém, é que a crise económica e financeira obriga a corrigir previsões e alinhar a actividade em função da economia real, afectando por exemplo, no exercício anterior, a revisão de preços praticados no Bar da Casa do Pessoal em função do aumento das taxas de IVA. Por deliberação da direcção, no exercício 2012 não se verificaram aumentos nos preços praticados.

Neste sentido, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa mantém uma confortável autonomia financeira, registando um acréscimo de liquidez e valor antes de impostos. 

É, pois nossa convicção que, independentemente dos números, mas sem os desconsiderar, dado serem a linguagem universal da variação patrimonial da associação, queremos deixar expresso que mobilizamos todos as nossas forças, saber, arte e engenho, procurando encontrar as melhores soluções para a consolidação das actuais actividades, por concretizar novas actividades, expectativas dos grupos de trabalhos, e reforçar propósitos e ambições junto do meio associativo, nomeadamente pelo acompanhamento do projecto de construção do “Espaço Polivalente”. 

 

8.2.4 Capital e reservas

8.2.5 Disponibilidades

 

9. Resultados

 

Com base na Demonstração de Resultados, a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa apresenta, a 31 de Dezembro último, um resultado líquido positivo de 31.496,19 euros.

 

Demonstração dos resultados por naturezas

 

 

9.1 Proposta de Aplicação de Resultados

 

Considerando:

 

  • o produto já aplicado nos anteriores exercícios em Reservas Legais,
  • o desenvolvimento de actividades para o exercício corrente,
  • o reforço de disponibilidades junto da banca numa situação de financiamento, nomeadamente pelo projecto da construção do “Espaço Polivalente”; 

 

A Direcção, sob proposta à Assembleia Geral, propõe que o resultado líquido do exercício, apurado em 31.496,19 euros, tenha a seguinte aplicação:

 

Reservas Livres

€ 28.346,57

Promoção do Associativismo (10%)

€ 3.149,62

 

10. Desenvolvimento Estratégico e Actividades para 2013

 

A Direcção, sob proposta à Assembleia Geral, propõe que as opções estratégicas nos exercícios anteriores mantenham-se, sem excepção, para o exercício de 2013.

 

11. Declaração de Gestão

12. Anexos (Notas, Balanço e Demonstração de Resultados)

 

Os pontos 8, 9, 10, 11 e 12, bem como os documentos financeiros encontram-se disponíveis para consulta dos assciados junto dos Serviços Sociais do Pessoal, conforme comunicação, desde 12 de Março de 2013. 

 

Anexo: relatorio_contas2012.pdf