Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casa do Pessoal Hospital Padre Américo

Bem vindo ao Clube HPA. Este é o novo espaço de partilha, elo de ligação e de divulgação das atividades e iniciativas desenvolvidas pela Casa de Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa.

Reflexão sobre Obesidade Infantil e Juvenil

28.01.09 | clubehpa

A Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, em parceria com a Habitâmega - Construções, S.A. – empreendimento "Pátio das Camélias" - apresenta um projecto de trabalho na área da Obesidade Infantil e Juvenil a desenvolver com as escolas do concelho de Penafiel. 

 

 
OBESIDADE INFANTIL E JUVENIL
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é uma doença que constitui um importante factor de risco para o aparecimento, desenvolvimento e agravamento de outras doenças. 
 
O evento decorrerá no Condomínio Privado "Pátio das Camélias", dia 31 de Janeiro, Sábado, pelas 11h00, em Penafiel (Lugar das Lages, Milhundos), com apresentação do projecto "Jovens de 'peso' fazem exercício".
 
A apresentação do projecto está a cargo do coordenador, Dr. João Azeredo Lobo, da médica endocrinologista, Dr.ª Margarida Almeida e do Professor de Educação Física, Prof. Luís Ferreira.
 
A apresentação do projecto, que tem como promotores a Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa e o Grupo Habitâmega - Construções, S.A. – empreendimento Pátio das Camélias, terá um conjunto de conferências sobre os mais diversos temas de interesse público. O tema deste primeiro encontro será "Reflexão sobre Obesidade Infantil e Juvenil" e consiste na apresentação de um projecto de trabalho na área da obesidade infantil e juvenil, intitulado "Jovens de 'peso' fazem exercício", a desenvolver em parceria com as Escolas E.B. 2/3 Ciclos do Concelho de Penafiel. As inscrições para assistir a esta conferência são gratuitas, mas obrigatórias, através do(s) número(s) 919 588 909 / 255 714 054 ou fax. 255 714 554.
 
Programa:
11h00 - Recepção de convidados;
11h30 - Apresentação do projecto "Reflexão sobre Obesidade Infantil e Juvenil";
O encontro termina com um almoço volante, pelas 12h30.
 
A ideia do projecto "Jovens de 'peso' fazem exercício" surge no seio de um grupo de profissionais de saúde e da educação que perante a constatação de que os jovens obesos mostram pouco interesse na realização de actividade física, e que, sendo a obesidade juvenil um problema cada vez mais premente na sociedade, decidiram elaborar um projecto direccionado à comunidade escolar do concelho.
 
De acordo com a OMS, a obesidade é uma doença que constitui um importante factor de risco para o aparecimento, desenvolvimento e agravamento de outras doenças. Traduz-se num excesso de gordura acumulada que resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia despendida. Esta doença tem enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as idades e etnias, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade e mortalidade.
 
Os factores que a determinam são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental, sendo que alguns são possíveis de modificar: vida sedentária, dieta equilibrada e nível de informação dos pais.
 

 
Nome do projecto: "Jovens de 'peso' fazem exercício"
 
Promotores: Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa e Grupo Habitâmega - Construções, S.A. – empreendimento "Pátio das Camélias"
 
Entidade Executora: Clube HPA Gym – núcleo de ginástica da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa (numa primeira fase do projecto); e Agrupamentos de Escolas Ensino Básico e Escolas Ensino Secundário do concelho de Penafiel aderentes ao projecto (segunda fase).
 
A coordenação técnica/científica do projecto estará a cargo de: Área clínica, por um médico: Dr. João Azeredo Lobo, Presidente da Direcção da Casa do Pessoal, especialista em Ortopedia e Medicina Desportiva; e Área da ginástica, por uma professora: Prof. Paula Oliveira, licenciada em Educação Física e monitora Play Gym - Federação Portuguesa de Ginástica.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.