Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casa do Pessoal Hospital Padre Américo

Bem vindo ao Clube HPA. Este é o novo espaço de partilha, elo de ligação e de divulgação das atividades e iniciativas desenvolvidas pela Casa de Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa.

Sugestão: “VI®VER O PATRIMÓNIO”

24.09.09 | clubehpa
Rota do Românico comemora Jornadas do Património

 

Nos dias 24, 25 e 26 de Setembro comemoram-se as Jornadas Europeias do Património 2009. Na região, várias são as iniciativas programadas, desde seminários, debates, exposições e visitas guiadas.

No dia 24, quinta-feira, a partir das 10 horas, terá lugar na Biblioteca Municipal de Felgueiras o Seminário “VI®VER O PATRIMÓNIO” dedicado aos programas iconográficos de algumas igrejas da região do Vale do Sousa. De tarde, os participantes vão poder conhecer in loco dois dos vinte e um elementos patrimoniais da Rota do Românico: as Igrejas de São Vicente de Sousa, em Felgueiras, e a Igreja de Santa Maria de Meinedo, em Lousada. O Departamento dos Bens Culturais da Diocese do Porto, o Museu Alberto Sampaio, de Guimarães, e a RRVS são as entidades organizadoras desta iniciativa.

No dia 25, sexta-feira, na sede da Fundação A Lord, em Lordelo-Paredes, vai ser inaugurada, às 21h30, uma Exposição dedicada à RRVS, seguida de um debate subordinado ao tema “A Rota do Românico no contexto do desenvolvimento regional do Vale do Sousa”.

No dia 26, sábado, a RRVS vai promover mais “Um Dia no Românico”, ciclo de visitas guiadas, de carácter mensal, que a Rota tem vindo a dinamizar desde Julho a alguns dos seus objectos patrimoniais. Desta vez, a visita vai incluir no seu périplo, para além do Marmoiral de Sobrado, as igrejas românicas de Abragão, Boelhe, Cabeça Santa e Entre-os-Rios.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, coordenada a nível nacional pelo IGESPAR, que envolve mais de 50 países, no âmbito da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património.

“VI®VER O PATRIMÓNIO” é o mote da edição deste ano, que pretende chamar a atenção para a experiência integral e para a vivência quotidiana que o Património nos permite.

Para saber tudo sobre as actividades da Rota do Românico inseridas nas Jornadas Europeias do Património 2009, consulte na Internet o sítio www.rotadoromanico.com.  

 

 

   

Município adere às comemorações das Jornadas Europeias do Património

 

O Município de Penafiel, através do Museu Municipal, adere à comemoração das Jornadas Europeias do Património, iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, coordenada em Portugal pelo Ministério da Cultura através do IGESPAR.

Estas comemorações, visam a sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda e a divulgação do Património Cultural.

O tema escolhido para este ano, “Vi®Ver o Património”, apela para a experiência integral e para a vivência do Património, que diariamente nos marca como parte integrante do nosso quotidiano.

Nesse sentido, o Museu Municipal de Penafiel, preparou um programa vocacionado para diferentes públicos, que se pretende inclusivo, no âmbito do qual os visitantes terão oportunidade de experimentar vivências do património, diferentes do habitual, convidando à participação de todos.

 

Múltiplas Actividades

 

No dia 25 de Setembro, a partir das 14h30, terá lugar no Castro de Monte Mozinho um conjunto de actividades de ar livre, para Vi®Ver o Castro, que inclui a realização de um peddy-paper e uma “caça ao tesouro”, especialmente dedicadas à comunidade escolar.

Na noite de 26 de Setembro, especialmente vocacionada para os adultos, terá lugar, a partir das 21h30, a Soirée no Museu, onde se viverá de forma diferente do habitual o espaço expositivo, que será transformado em espaço de lazer e onde as danças de salão marcarão presença.

Para as famílias foi destinada a tarde de Domingo, dia 27, com a iniciativa “Um Museu (ao)Vivo”, que reúne um conjunto de actividades lúdico-pedagógicas, com realização de ateliers temáticos e de ofícios tradicionais, executados com a presença de artesãos locais, sendo que os participantes poderão experimentar livremente no Museu.

Todas estas actividades são de entrada livre e gratuita, e contam com o apoio da Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel, de vários artesãos locais, entre outros. As Jornadas Europeias do Património/2009 coincidem com os seis meses de abertura ao público das novas instalações do Museu Municipal de Penafiel, onde estará patente uma pequena mostra das actividades do Serviço Educativo, intitulada “Meio Ano de Vivências”.