Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Casa do Pessoal Hospital Padre Américo

Bem vindo ao Clube HPA. Este é o novo espaço de partilha, elo de ligação e de divulgação das atividades e iniciativas desenvolvidas pela Casa de Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa.

Um dia na vida de...

23.10.12 | clubehpa

 

Clube HPA

A ginástica artística aqui tão perto  

por Fernanda Pinto*

  

Nasceu com um objectivo simples: trazer a ginástica para Penafiel. Mas em apenas quatro anos o Clube HPA ganhou atletas e prestígio, tendo-se sagrado, na época passada o título de Bi-campeão Nacional em Seniores Femininos na II Divisão, em ginástica artística. Este ano, já começaram os treinos para os cerca de 40 atletas inscritos, com idades entre os 3 e os 18 anos. Mas as portas estão sempre abertas para quem se quiser juntar ao clube.

 

Paula Oliveira, Paulo Martinho e Luís Ferreira são os rostos do projecto do Clube HPA, que nasceu enquanto secção de ginástica da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, há quatro anos. Os três professores, e antigos atletas, vieram de Paredes, da extinta Associação Juvenil Amigos 2000. "Como já tinha trabalhado com o presidente de direcção da Casa do Pessoal, João Lobo, perguntei se não queria abrir uma secção ginástica no HPA", lembra Paula Oliveira. O desafio foi aceite e encontraram no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel um espaço para desenvolver o projecto. 

 

Começaram com oito ginastas e os três treinadores, credenciados pela Federação de Ginástica de Portugal. E desde essa altura cresceram de quatro rolos de tapete de ginástica amarelos para um ginásio totalmente equipado. "Temos todos os equipamentos de competição de ginástica artística feminina e masculina", garante a treinadora.  

 

O objectivo era simples: trazer a ginástica para Penafiel. E a modalidade tem sido procurada. Este ano, há cerca de 40 inscritos, entre os três e os 18 anos. E ainda há vagas. "Para os mais novos as inscrições estão sempre abertas e ao longo do ano um atleta pode sempre prestar provas e ser inserido numa classe mais avançada", afirma Paula Oliveira. 

 

 

 

O ginásio está aberto de segunda a sexta-feira, com as atletas mais avançadas a fazerem três a quatro treinos por semana, enquanto os de iniciação têm dois treinos semanais. "O número de horas de treino vai aumentando de acordo com a capacidade dos atletas", explica a professora de Educação Especial na EB 2,3 de Cristelo, em Paredes.

 

Modalidade olímpica, mas não reconhecida no país

 

A ginástica artística é uma modalidade que exige o domínio de vários aparelhos. No caso das meninas, isso passa por exercícios de solo, trave, paralelas assimétricas e salto de mesa. Já para os rapazes são seis os exercícios, desde o solo, às argolas, barra-fixa, paralelas simétricas, cavalo com arções e saltos de mesa. "Têm que treinar para estar aptos em todos os aparelhos, o que torna a modalidade bastante difícil", assume Paula Oliveira, destacando a flexibilidade, agilidade, coordenação e espirito de fairplay como características necessárias num atleta. Mas, realça a treinadora, a ginástica artística não precisa de ter sempre como fim a competição, até porque isso exige muito de um atleta.

 

"É uma modalidade que exige muito tempo de treino e acaba por ficar cara", explica a professora natural do Porto. No Clube HPA, secção de ginástica da Casa do Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, cada atleta paga entre 25 a 37 euros por mês, de acordo com o número de horas de treino e possuem um seguro.

 

"Apesar de a ginástica artística ser uma modalidade olímpica, como todos os desportos que não são o futebol, não é reconhecida no país", lamenta Paula Oliveira. Isso faz com que muitos atletas, ao chegar a seniores, e por não terem os apoios que existem noutros países estrangeiros, não consigam manter-se na modalidade. "Perdem-se muitos atletas nos juvenis e juniores que, por falta de tempo para os treinos bi-horários necessários, têm que optar", salienta a treinadora. Além disso, a alta competição não é o objectivo deste projecto. "O que queremos é que todos pratiquem, mas nunca podemos atingir o alto rendimento. Não temos condições para isso. Precisávamos de ter um ginásio maior e menos crianças o que acarreta muita despesa e acaba por ser incomportável para o clube", explica. 

 

No futuro, os dois objectivos deste projecto passam por alargar a ginástica a crianças e jovens com necessidades educativas especiais e organizar uma classe de manutenção para senhoras.

 

O Clube HPA integra a Associação de Ginástica do Norte e a Federação de Ginástica de Portugal. E todos os atletas são federados.

 

Atleta desde os quatro anos e treinadora desde os 16

 

Paula Oliveira é uma das responsáveis pelo clube. Foi atleta de ginástica artística desde os quatro anos e desde os 16 que é treinadora, tendo fundado secções de ginástica em dois clubes. Chegou a treinar no Boavista e foi juíza internacional da modalidade, mas acabou por abdicar por questões familiares. Aos 51 anos diz que ainda tem o bichinho e pretende continuar na modalidade.

 

São bi-campeões nacionais em seniores femininos

 

 

 

Em termos competitivos, o Clube HPA sagrou-se, na época passada, Bi-campeão Nacional em Seniores Femininos na II Divisão, competindo com atletas do Futebol Clube do Porto e do Boavista, entre outros. Além disso, têm chegado aos terceiros lugares em juniores e juvenis. Mas competir não é o objectivo principal, argumenta Paula Oliveira: "A competição é mais para mostrar o nosso trabalho do que para ganhar. É para dar motivação aos atletas".

 

Carolina Rodrigues, Ana Rita Cunha e Beatriz Vinha, todas de 16 anos, foram três das jovens que integraram a equipa vencedora deste ano. "A ginástica é um desporto completo e apesar de ser um desporto individual treinamos para ajudar umas às outras. Isto é um convívio e uma família", explicam as atletas. "Este ano fomos ao campeonato com os pés mais assentes na terra e esperávamos uma oportunidade. Mas no ano passado foi uma surpresa", recordam as jovens que agora não escondem a vontade de voltar a vencer.

 

* Reportagem foto-jornalística integrante da rubrica "Um dia na vida de...", publicada no jornal "Verdadeiro Olhar" e que poderá ser consultada aqui

 

Contactos:

Clube HPA Gym - Secção de Ginástica

e-mail geral: clubehpa.gym@gmail.com

. Coordenação do Dpt. Técnico - Prof.ª Paula Oliveira

  e-mail paulaoliv.clubehpa.gym@gmail.com

  Telm. 962 484 539

. Seccionista do Dpt. de ginástica - Teresa Quinta

  e-mail teresaquinta.ginastica@gmail.com

Ginásio: Cave do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel

Horário de treinos: 2ª a 6ª feira, entre as 18,30 horas e as 21 horas

 

Inscreva-se no Clube HPA Gym.

 

2 comentários

Comentar post