Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Casa do Pessoal Hospital Padre Américo

Bem vindo ao Clube HPA. Este é o novo espaço de partilha, elo de ligação e de divulgação das atividades e iniciativas desenvolvidas pela Casa de Pessoal do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa.

Convívio associativo ao Museu do Pão e Serra da Estrela

17.01.20 | clubehpa

 

 

No próximo dia 22 de fevereiro, sábado, a Casa do Pessoal organiza o tradicional convívio associativo à Serra da Estrela, uma excelente ocasião para visitar e descobrir o melhor que a região tem para oferecer.

O Museu do Pão, sediado em Seia na Quinta Fonte do Marrão, é um museu privado que pretende recolher, preservar e exibir os objetos e o património do pão português nas suas vertentes: etnográfica, política, social, histórica, religiosa e artística.

O projeto do Museu do Pão remonta a 1996, surgindo na sequência de sinergias criadas entre historiadores, empresários e docentes. Desde esse ano de 1996 e até à sua abertura, a 26 de setembro de 2002, procedeu-se à recolha do espólio, seja através de compra em antiquários, alfarrabistas e leilões, seja através de doações.

Entretanto a recolha de espólio continua sempre, na medida em que se pretende a constante renovação do Museu, condição indispensável para a plena prossecução dos seus objectivos.

O espaço do Museu resultou da reconstrução e ampliação de um edifício pré-existente, e nos longos trabalhos da mesma utilizaram-se materiais típicos da região, como a madeira e a pedra, de molde a integrar plenamente o imóvel na paisagem serrana envolvente.

O resultado foi um complexo museológico com mais de 3.500 m2 de área coberta, constituindo-se assim este Museu do Pão como um dos maiores, senão o maior, Museu do Pão em todo o mundo.

A visita será guiada pelas técnicas do museu. Na última sala de visita, as crianças têm a possibilidade de trabalhar a massa do pão.

 

torre-serra-da-estrela (1).jpg

Uma oportunidade única para descobrir os encantos da Serra da Estrela e para se deixar seduzir pelas maravilhas da natureza.

Inscrições a decorrer junto do Secretariado dos Serviços Sociais da Casa do Pessoal.

 

Programa:

Concentração/Saída do Hospital Padre Américo: 7h45

Itinerário: Penafiel; Santa Maria da Feira (breve paragem); Seia

. visita guiada e almoço convívio no Museu do Pão: 12h00

. Serra da Estrela e deslocação à Torre (se as condições meteorológicas e de segurança o permitirem)

Regresso: Manteigas; Viseu; Lamego (breve paragem); Vila Real

Chegada prevista ao Hospital Padre Américo: 20h00

 

Ementa almoço convívio:

. bufete de entradas regionais

. dois pratos quentes servidos à mesa: peixe e carne

. bufete de sobremesas

 

Preçário (inclui viagem de autocarro, almoço, visita guiada ao Museu do Pão e seguro acidentes pessoais):

Associados efetivos: 25,00 euros

Associados aposentados: 27,50 euros

Familiares de associados/não associados: 37,50 euros

Crianças até 12 anos: 15,00 euros

 

Participe.

Somos Todos Casa do Pessoal.